A folga interna pode mudar de acordo com a montagem e tipo de aplicação e operação (NTNDicas#011). Conhecer a folga ideal para cada caso é fundamental para que o rolamento funcione como esperado.
No caso de folga interna abaixo da ideal, o rolamento pode operar sob alta pré-carga. Isso aumenta o atrito e a temperatura do rolamento. Comprometendo o lubrificante, além de diminuir drasticamente a vida útil. Podendo até travar o rolamento e danificar seu equipamento.
Agora, se a folga interna for acima do ideal, o giro do rolamento será menos acurado, pois há espaço sobrando lá dentro. Isso aumenta a vibração do movimento, podendo gerar ruído excessivo, além de também reduzir a vida útil porque menos esferas estarão sob carregamento.
Considere para que a folga interna de operação fique próxima ou levemente acima de “zero”. Não esqueça de levar em consideração: ajustes de interferência; temperatura dos anéis; e aplicação.
A NTN te ajuda a escolher qual a melhor opção para o seu caso, basta ir até o nosso catálogo geral, no capítulo de “Folga interna e pré-carga de rolamentos”. É claro que se ainda assim houver dúvidas é só entrar em contato com a nossa equipe de engenharia.