A NTN celebra o Mês da Qualidade

A NTN celebra o Mês da Qualidade

Você sabe por que a NTN comemora o mês da qualidade?

Esse é um costume global presente em todas as nossas unidades espalhadas pelo mundo e tudo começa na NTN Japão, nossa matriz. Entenda um pouco da história dessa celebração tão importante para o grupo.

Primeiras iniciativas japonesas

O “Mês da Qualidade” foi declarado pelo Japão em novembro de 1960 em função do seu reconhecido esforço pela excelência em qualidade. A iniciativa é da União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE).

Sabemos que a 2ª Guerra Mundial destruiu grande parte da capacidade produtiva do Japão e, para emergir dessa devastação, o foco principal na época era a quantidade de produção em vez de sua qualidade. A má qualidade deu aos produtos japoneses uma má fama dando-lhes o título de “baratos e de baixa qualidade”. Para reverter esse cenário, o Japão implementou rapidamente várias ações como: círculos de qualidade, o prêmio Deming de qualidade (considerado até hoje o mais importante da área) e o mês da qualidade.

Dr. Edwards Deming e Joseph Juran desempenharam o papel de consultores americanos desencadeando uma revolução de qualidade no Japão. O Dr. Deming foi trazido ao Japão e mais tarde foi convidado pela JUSE para trabalhar na melhoria da qualidade, enquanto Juran recebeu seu convite após a publicação do seu manual no “Controle de Qualidade dos EUA”.

Deming introduziu mais técnicas, particularmente o “Controle Estatístico da Qualidade” e o famoso ciclo PDCA, enquanto Juran se concentrou na dimensão humana da qualidade e usou o princípio de Pareto para análise de qualidade.

Virada japonesa

Os japoneses, implementaram suas iniciativas de qualidade, dando mais destaque aos trabalhadores da linha de frente do que aos especialistas em qualidade, envolvendo-os de forma efetiva.

O Japão também tinha uma filosofia de que a qualidade não pode ser melhorada por mera inspeção, mas sim, exigindo acompanhamento em todas as etapas, para as quais a educação e o envolvimento do trabalhador eram condições indispensáveis.

Os trabalhadores japoneses foram incentivados a se reunir com seus supervisores e estudar técnicas de melhoria da qualidade em manuais e livros. Portanto, era bastante natural que os produtos japoneses ganhassem reputação de alta qualidade em um curto espaço de tempo. A alta qualidade se tornou uma obsessão para os japoneses. Quando o Dr. Deming foi ao Japão pela primeira vez e viu a determinação do povo japonês em aprender e aplicar técnicas de controle e melhoria de qualidade, ele previu que dentro de 20 anos outros países estariam clamando por proteção contra a entrada de produtos japoneses em seus mercados. Poucos acreditaram nele, mas a previsão se tornou realidade.

A ONU declara o Dia Mundial da Qualidade

O Dia Mundial da Qualidade foi declarado pelas Nações Unidas em 1990, sendo a segunda quinta-feira de cada novembro.

O objetivo era criar consciência sobre a qualidade em todo o mundo e estimular o desenvolvimento das pessoas para garantir a prosperidade das organizações. Em muitos países, há uma concentração de atividades de Qualidade neste dia, como palestras, eventos e cerimônias com a participação dos maiores especialistas na área.

Podemos também melhorar nossa performance se refletirmos sobre os pontos de qualidade da nossa função. Você já fez isso? Então, não perca mais tempo e coloque em prática os métodos japoneses de qualidade. Lembre-se: Você faz a qualidade na NTN!

2020-10-30T13:46:03+00:0029 de outubro , 2020|Notícias|